Modalidades

Ballet

O Ballet é um estilo de dança com as suas origens na corte francesa e desenvolvido na França e Rússia como forma de dança concerto. Desde sempre foi considerado como uma forma de dança única que pode melhorar a coordenação, memória, postura e ritmo. Ajuda a aprender a comunicação não-verbal, apreciar a música clássica, ter disciplina que poder ser aplicada na vida da escola, trabalho, relacionamentos, etc.

Esta modalidade é iniciada com Dança Criativa dos 3 aos 5 anos de idade e posteriormente continuada  às restantes turmas divididas consoante as idades e níveis.

Contemporâneo

A dança moderna, que conduziu à dança contemporânea de hoje, apareceu no fim do século XIX. Nasceu no Ocidente, resultado de uma recusa das regras demasiado rígidas da dança clássica. A dança contemporânea recusa a tradição, não é a tradição, não tem tradição.
Cria uma rutura com o hábito de acreditar, de pensar, de se representar. A dança contemporânea não é fechada sobre si própria, não hesita a misturar-se com outras artes, como a imagem, a música, o teatro, a literatura, entre outros.

Esta modalidade está disponível na ADDDL  dos 8 anos aos 18 e também para adultos!

Jazz

O estilo musical da dança Jazz é um atractivo para crianças e jovens pois facilmente são identificadas através da música comercial passada nas rádios, nos vídeos clips e no quotidiano.
O Jazz provém da técnica clássica embora os movimentos tenham mais liberdade e permite aos bailarinos variarem entre coreografias de  estilo slow  e explosivas.

Assim a modalidade de Jazz é excelente para quem procura uma aula técnica e ao mesmo tempo estimulante através das músicas que facilmente são  identificadas no dia a dia.
O Jazz ficou mundialmente conhecido e divulgado através dos musicais da broadway.

Modalidade disponível na ADDDL  a partir dos 6 anos de idade até aos 18 anos.

Danças de salão
clássicas

Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. A Dança de Salão tem origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França.

Hip Hop

A dança hip hop inclui uma grande variedade de estilos, nomeadamente breaking, locking, popping, e krumping. Breaking, locking e popping foram desenvolvidos na década de 1970 por negros e Latino-americanos. O krumping surgiu na década de 1990, em comunidades Afro-americanas, em Los Angeles. O que separa a dança do hip hop de outras formas de dança são os movimentos de improvisação (freestyle) e que os dançarinos de hip-hop frequentemente envolvem-se em disputas nas competições de dança. Sessões de Freestyle e disputas geralmente são realizadas numa cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente uma vez que a dança começa.

Na ADDDL a modalidade de Hip-Hop inicia-se a partir dos 6 anos até aos 18 anos de idade.

Dança criativa

As aulas de dança criativa oferecem um espaço de descoberta: levam as crianças a ir à descoberta do corpo, de novos movimentos e à exploração das suas capacidades expressivas/interpretativas e criativas.
Consiste num conjunto de exercícios e jogos (por vezes com utilização de adereços), para exploração do movimento e expressão da criança com o objetivo de desenvolver aspetos como a comunicação (através do corpo), criatividade, noções de ritmo, equilíbrio, noção de espaço próprio e partilhável, níveis e qualidade do movimento (peso, tempo, espaço e fluidez).
Através do trabalho de equipa e da projeção/exposição do próprio aluno face a um grupo é fomentada a sua auto-estima, o espírito crítico e a entre-ajuda.

Na ADDDL esta modalidade vai desde os 3 anos de idade até aos 5 anos.

Danças Orientais

A dança oriental que é uma das danças mais antigas do mundo e que combina elementos de diferentes países do Médio Oriente e Norte de África.  O nome “Dança do ventre” começou a ser utilizado no século XIX pelos europeus que viajaram aos países exóticos em busca de novas culturas. Estes viajantes atribuíram este nome à dança devido aos surpreendentes movimentos do ventre e ancas que não existiam nas danças europeias.

A Dança do Ventre é a mais feminina e sensual de todas as danças. A mulher, através da música, une movimentos, expressão e sensualidade, transformando-os em sentimentos, que compartilha com seu público.

Esta modalidade está disponível para adultos.

Zumba
Zumba é uma aula de fitness dançada e inspirada em movimentos e músicas latinas e internacionais que criam um sistema de fitness dinâmico, excitante e efetivo. A Zumba integra alguns dos princípios básicos da aeróbica, treino intervalado e de resistência, maximizando a queima de calorias, os benefícios cardiovasculares e a tonificação total do corpo.
A ADDDL tem disponível esta modalidade para Adultos !

Danças de Baile
Danças de baile é uma dança entusiasta e com características muito próprias para os ”amantes” dos bailes/danceterias. São aulas realizadas a pares e individualmente. O principal objectivo é fornecer o aluno de conhecimentos base de dança, tais como,  ritmo, coordenação, postura,  e expressão corporal, procurando desenvolver a autonomia, a criatividade, o convívio,  e a interação social.

Yoga

O Yoga é uma prática com mais de 6000 anos originária da Índia, consiste na união e equilíbrio entre a mente e o corpo. Através do auto conhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior, o Yoga leva a um estado de harmonia, e serenidade.
A nível físico o Yoga promove um corpo saudável, oferece-nos uma sensação de bem estar e uma enorme vontade de viver.
A nível mental, ao oxigenar fortemente o nosso cérebro, o Yoga estimula a concentração, o discernimento e a serenidade ao reduzir e anular o stress do dia a dia. Aumenta também a eficácia da mente ao proporcionar a capacidade para tomar decisões rápidas e inspiradas.

Dança Integrativa

Dança Inclusiva