Projeto SOMA

Projecto SOMA

“Todas as pessoas têm o direito de livremente tomar parte na vida cultural da comunidade, de usufruir das artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”
(Declaração Universal dos Direitos Humanos)

O Projeto de Dança Integrativa com inicio em 2013, surgiu da vontade de proporcionar a jovens/ adultos com algum tipo de incapacidade, o contacto com a dança e o movimento criativo.
Em Janeiro de 2014 uma equipa da Associação,  contou com uma Formação realizada pelas Dança Movimento Terapeutas, Maria João Sobrinho e Carolina Alejos “Por uma concepção integradora da arte do movimento e da dança”, com o objectivo de adquirir recursos e competências para a prática da dança com este tipo de publico.
Durante a Formação a Associação desenvolveu ainda aulas de DI com um total de 10 alunos.
O acolhimento e bons resultados da DI, incentivou a ADDDL a dar continuidade, iniciando uma nova etapa:  O Projecto Soma
Queremos agradecer aos profissionais, famílias e amigos que tornaram possível o inicio deste projecto.

Projecto Soma
Actualmente divide-se em três vertentes: Dança Integrativa, Dança Inclusiva e Formação. O projecto é possível graças a uma visão global a curto, medio e longo prazo, ao interesse do que vai sendo feito no campo do conhecimento, á vocação e empenho dos profissionais e ao apoio numa relação saudável de todos os que partilham o mesmo objectivo.

Dança Integrativa
Integração: Combinação de partes que trabalham isoladamente, formando um conjunto que trabalha como um todo.
A dança integrativa propõe brindar um espaço onde a exploração do movimento se relaciona com a exploração de si mesmo, das próprias capacidades criativas, comunicativas, lúdicas, expressivas, emocionais, sociais.

Trata-se de uma modalidade onde crianças /jovens / adultos com necessidades especiais, adquirem competências através da dança e do movimento criativo, desenvolvendo o conhecimento corporal, a auto-estima, o trabalho de equipa, melhorando a sua qualidade de vida e promovendo a integração emocional, física e social.

Dança Inclusiva
Uma visão inovadora do estético
O nascimento da Dança Inclusiva surge no momento em que a dança começa a questionar a validez das suas estruturas, buscando novas maneiras de entender o corpo mais democráticas, humanistas e abertas,  como apresentou a bailarina Neus Canalias* (2013).
Alito Alessi, discípulo do criador do Contact Impovisation Seteve Paxton, procura aproximar a dança ás pessoas com deficiência.

A Dança Inclusiva é uma modalidade de dança – uma dança que está ao alcance de todos – e que assenta nos valores da inclusão, da diversidade e de uma educação artística sem barreiras.  Reúne e integra pessoas com e sem incapacidade física, sensorial ou psíquica, a partir de um processo de aprendizagem e de criação artística e educativa.
*Canals, N. (2013). Danza Inclusiva. Colección Laboratório de Educación Social. Ed. Universitat Oberta de Catalunya, España.

O Projecto Soma procura promover e reforçar a integração social, a sensibilização à transformação social, criando consciência sobre a dança e a incapacidade, estimular vivencias artisticas que propiciam uma transformação das limitações, valorizando o direito á arte e à educação, impulsionando a igualdade de direitos para todos.

As iniciativas do Projecto Soma promovem a saúde integral, fomentando o desenvolvimento das capacidades potenciais de todos os indivíduos.

Para qualquer esclarecimento, por favor contacte-nos para soma@associacaodancaleiria.pt