Projeto SOMA

Projecto SOMA – Terapia, Dança e Movimento

“Todas as pessoas têm o direito de livremente tomar parte na vida cultural da comunidade, de usufruir das artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”
(Declaração Universal dos Direitos Humanos)

 

Projecto Soma – Terapia, Dança e Movimento

Tem se destacado desde 2014 no campo das práticas artísticas inclusivas aliadas à formação especializada. Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento das capacidades de cada individuo, promover e reforçar a inclusão social. O projecto foi distinguido com o Prémio Acesso Cultura 2019

Disponibiliza sessões semanais de terapia pela dança, aulas de dança expressiva e aulas de dança inclusiva. Promove espetáculos inclusivos em diferentes espaços da comunidade, proporcionando a possibilidade de crianças, jovens e adultos com ou sem diversidade funcional/deficiência desenvolverem competências nas áreas da dança, performance e expressão criativa, bem como pisar e atuar em palcos, promovendo a igualdade de oportunidades.

Atualmente o SOMA  leva a dança, movimento e terapia a diversos públicos:

  • crianças em risco psicossocial e/ou em situação de vulnerabilidade social;
  • crianças com multideficiência em contexto escolar;
  • jovens e adultos com deficiência sensorial, intelectual e outras;
  • população sénior;
  • Crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo.

 

Terapia pela Dança

Sessões direcionadas a crianças, jovens e adultos com diversidade funcional/deficiência.

Nas sessões a dança e o movimento são usados como meio e processo para o desenvolvimento de competências como a noção do corpo, a praxia global, a estruturação espácio-temporal, a autoestima, autoconceito e o trabalho de equipa, melhorando a qualidade de vida e promovendo a integração emocional, física e social.

Recorrendo a diversas técnicas da dança movimento terapia como a consciência corporal, contacto-improvisação, reflexo empático, ritmo, relação com o espaço, as sessões conjugam uma metodologia terapêutica, educativa e artística.

Estas sessões são desenvolvidas por terapeutas com formação na área e com supervisão de um(a) Dança Movimento Terapeuta.


 

Dança Expressiva + 55

Sessões direcionadas a pessoas com mais de 55 anos.

Sessões onde a dança e o movimento, integrando as vertentes terapêutica e artística, são usados como meio para desenvolver a expressão criativa, promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo da população mais adulta. Abertas a pessoas com qualquer nível de funcionalidade/mobilidade.

 

 

Dança Inclusiva 

Direcionada a jovens / adultos com ou sem deficiência/diversidade funcional.

A Dança Inclusiva é uma aula coreográfica ao alcance de todos – e que assenta nos valores da inclusão, da diversidade e de uma educação artística sem barreiras. Contempla a aprendizagem e criação de trabalhos artísticos na área da dança contemporânea/ contacto-improvisação.  Tendo como base o método da Danceability integra jovens / adultos com e sem diversidade funcional, culminando em diversas performances em contexto comunitário.

Neste âmbito de inclusão realizamos aulas em contextos de inclusão/risco social em parceria com Redes na Quinta E7G – um  projeto de intervenção social junto de crianças e jovens dos 6 aos 30 anos na Urbanização Quinta do Alçada/Marrazes, Leiria, desenvolvido pela InPulsar.

 

 

Formação: 

De modo a capacitar a comunidade e a manter a qualidade e atualização das práticas o SOMA tem formado, familiares,  terapeutas, técnicos e especialistas nas áreas da dança inclusiva e dança movimento terapia – DMT,  através da dinamização de diversos workshops e formações avançadas na área.

 

Para qualquer esclarecimento, por favor contacte-nos para soma@associacaodancaleiria.pt 

Facebook: https://www.facebook.com/projectosoma

Instagram: https://www.instagram.com/soma.adddl

Tlm: 916 267 333 / Tlf: 244 854 391