Projeto SOMA

Projecto SOMA

“Todas as pessoas têm o direito de livremente tomar parte na vida cultural da comunidade, de usufruir das artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”
(Declaração Universal dos Direitos Humanos)

 

Projecto Soma

Tem se destacado desde 2014 no campo das práticas artísticas inclusivas aliadas à formação especializada. Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento das capacidades de cada individuo, promover e reforçar a inclusão social. O projecto foi distinguido com o Prémio Acesso Cultura 2019

Disponibiliza aulas semanais de dança, movimento e terapia, dança expressiva e dança inclusiva, promove espetáculos inclusivos em diferentes espaços da comunidade, proporcionando a possibilidade de crianças, jovens e adultos com ou sem diversidade funcional desenvolverem competências nas áreas da dança, performance e expressão criativa.

Atualmente o SOMA  leva a dança, movimento e terapia a diversos públicos:

  • crianças em risco psicossocial e/ou em situação de vulnerabilidade social;
  • crianças com multideficiência em contexto escolar;
  • jovens e adultos com deficiência sensorial, intelectual ou outras;
  • população sénior;

 

Dança, Movimento e Terapia

Sessões direcionadas a crianças, jovens e adultos com diversidade funcional

Nas sessões a dança e o movimento são usados como meio e processo para o desenvolvimento de competências como o conhecimento corporal, a autoestima e o trabalho de equipa, melhorando a qualidade de vida e promovendo a integração emocional, física e social.

Recorrendo a diversas técnicas da dança movimento terapia como a consciência corporal, contacto-improvisação, reflexo empático, ritmo, relação com o espaço, as sessões conjugam uma metodologia terapêutica, educativa e artística.


 

Dança Expressiva + 55

Sessões direcionadas a pessoas com mais de 55 anos.

Sessões onde a dança e o movimento, integrando as vertentes terapêutica e artística, são usados como meio para desenvolver a expressão criativa, promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo da população mais adulta. Abertas a pessoas com qualquer nível de funcionalidade/mobilidade.

 

 

Dança Inclusiva 

Direcionada a jovens / adultos com ou sem diversidade funcional.

A Dança Inclusiva é uma aula coreográfica ao alcance de todos – e que assenta nos valores da inclusão, da diversidade e de uma educação artística sem barreiras. Contempla a aprendizagem e criação de trabalhos artísticos na área da dança contemporânea/ contacto-improvisação.  Tendo como base o método da Danceability integra jovens / adultos com e sem diversidade funcional, culminando em diversas performances em contexto comunitário.

 

Formação: 

De modo a capacitar a comunidade e a manter a qualidade e atualização das práticas o SOMA tem formado, familiares,  terapeutas, técnicos e especialistas nas áreas da dança inclusiva e dança movimento terapia – DMT,  através da dinamização de diversos workshops e formações avançadas na área.


 

Diversidade funcional : 
Conscientes de que a linguagem produz, modifica e orienta o pensamento, algumas organizações de pessoas com diferença funcional têm investido em novos termos, com o intuito de implementar gradativamente outra conceção acerca da condição a que costumeiramente nos referimos como deficiência.
Em regra, os termos utilizados para referir qualquer diferença funcional são impróprios, inadequados e pejorativos.
A proposta (Palacios, Romañach, 2006) foi apresentada em janeiro de 2005 no Fórum de Vida Independente, em Espanha,   substitui termos como deficiência, incapacidade ou invalidez pela expressão diversidade funcional.

Para qualquer esclarecimento, por favor contacte-nos para soma@associacaodancaleiria.pt